A cidade de Carcóvia, no leste da Ucrânia, foi alvo de novos ataques russos na noite de terça-feira, 23 de janeiro. Um míssil russo atingiu o centro da cidade pela terceira vez em pouco tempo, causando danos a prédios residenciais e uma escola.
As autoridades ucranianas relataram pelo menos 18 mortos e 60 feridos nos ataques. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que mais de 200 locais foram atingidos, incluindo 139 edifícios residenciais.
“Infelizmente, 18 pessoas morreram”, disse Zelensky em um discurso por vídeo. “Mais de 130 pessoas ficaram feridas, todas estão recebendo a ajuda necessária.”
A Procuradoria-Geral da Ucrânia informou que 19 pessoas foram mortas e 120 feridas, incluindo 15 mortos apenas na região de Carcóvia.
Os ataques a Carcóvia ocorrem em meio a uma escalada da violência na Ucrânia. Nas últimas semanas, as duas partes acusaram-se mutuamente de aumentar os ataques em áreas civis.
A ofensiva militar russa na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa na crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.
Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscou de financiar o esforço de guerra.
Leia Também: Milei enfrenta greve geral contra reformas ultraliberais na Argentina; entenda