Fotos: Michelle Alves – Secom

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), iniciou, nesta quinta-feira (11), a troca de luminárias convencionais da iluminação pública, por tecnologia de LED, na Avenida Américo Figueiredo, no Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste.

Nesse ponto, serão instaladas 261 novas luminárias de LED, no prazo de até sete dias. Com orientação e fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), o serviço é realizado pela empresa Engeluz Iluminação e Eletricidade, a partir de recursos de emenda parlamentar do vereador Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal de Sorocaba.

“Esta é só mais uma fase de um processo que é uma verdadeira revolução na melhoria da iluminação pública em Sorocaba. Hoje, a Avenida Américo Figueiredo recebe lâmpadas de LED e, em breve, toda a cidade terá essa tecnologia”, diz o prefeito Rodrigo Manga, que esteve no local com o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o vereador Cláudio Sorocaba.

Com maior vida útil e resistência a impactos e vibrações, as luminárias de LED têm custo de manutenção reduzido. Ademais, oferecem mais eficiência energética, melhor nitidez e reprodução de cor. Elas também são sustentáveis e ecologicamente corretas, gerando economia de cerca de 60% nos gastos públicos com energia.

Em julho de 2023, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei que viabilizou a troca do parque de iluminação de todo o município. A medida tem possibilitado o emprego de lâmpadas com tecnologia de LED e também vai viabilizar a operação de um moderno mecanismo de telegestão de todo o sistema, por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil.

Até o momento, são mais de 40 avenidas, ruas e dispositivos contemplados com a instalação de lâmpadas de LED no município de Sorocaba. Como, por exemplo: Avenida Paraná; Rua Hermelino Matarazzo; Rua Comendador Oetterer; Avenida Ipanema, Rua Cel. Nogueira Padilha; Viaduto Fernando Dini; Viaduto Marcos Jacob; Avenida Itavuvu; Avenida Dom Aguirre; Avenida Antônio Silva Saladino; Avenida São Paulo; Rua Sadrac de Arruda; Avenida Prof. Flávio Fazano; primeiro trecho da Marginal do Córrego Itanguá (Avenida João Frate Neto); Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes; Avenida Rudolf Dafferner e, na região central, as ruas São Bento, XV de Novembro, Monsenhor João Soares, da Penha, Dr. Álvaro Soares, Sete de Setembro, Dr. Boulevard Braguinha, Padre Luiz, Francisco Scarpa, Miranda de Azevedo e Cesário Motta; trecho da Estrada do Ipatinga; Parque Campolim; Avenida Antonio Bardella; Avenida Darci Carvalho Dafferner; Avenida Independência; Avenida Pirelli; Rua Bonifácio de Oliveira Cassú; Rua José Luiz Flaquer; Rua Hércules Franceschini; Rua Luiz Carlos Guerra; Rua Izaltino da Silva; Rua Flor de Carvalho; Rua Paulo Max Stan; Rua Bernardino de Camargo; Rua Alfredo Fernandes; mais o Corredor Oeste do BRT, que receberá toda a iluminação em LED, abrangendo as avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo, até o Jardim Ipiranga.