Por: Mariana Campos
Os sorocabanos terão a oportunidade de participar, na próxima segunda-feira (18), às 15h, de uma palestra e oficina gratuitas de grafite, com o artista visual Júlio Veredas, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada no Centro. O objetivo é de compartilhar o processo de criação do artista ao longo de sua trajetória, utilizando essa técnica.
Realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a programação é uma contrapartida pelo prêmio ProAc (Programa de Ação Cultural) 2022, do Governo do Estado, que permitiu ao artista apresentar uma retrospectiva de 40 anos de sua atuação, com destaque à exposição no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista, em julho deste ano.
Natural de Sorocaba, Júlio Veredas se destaca pela singularidade de seu trabalho, que dialoga com a música e a literatura e constrói uma obra que traz aspectos da cultura popular. Artista autodidata, desde muito cedo passou a frequentar cursos livres de artes e atuar na área de eventos culturais.
O artista visual sorocabano residiu por muitos anos na capital paulista, convivendo com grupos de música e de teatro, quando iniciou as primeiras mostras de seus desenhos, com exposições individuais no Centro Cultural São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo (Masp), mantendo em paralelo uma produção em Sorocaba, com artistas diversos, e na cidade de Vitória da Conquista (BA), terra do compositor Elomar Figueira Mello, que passa a ser uma grande referência em seu processo artístico.
O desenho com grafite é uma técnica imprescindível para quem está se aventurando na arte de desenhar. Assim como a fotografia em preto e branco, o desenho apenas a lápis requer alto nível técnico para transmitir realismo, movimento e texturas. Uma das técnicas fundamentais do desenho com lápis, além da observação, é o sombreamento. Há diferentes intensidades de lápis grafites usados para desenho. São de uso profissional e cada ponta oferece uma precisão e acabamento. Outros utensílios fundamentais são a borracha, o limpatipo, muitas vezes usado para limpeza da folha ou detalhes de luz, e papéis com gramatura e porosidade especial, como papel tipo Canson.
A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.