870 cães e gatos da região do Jardim Ipiranga e Júlio de Mesquita são castrados e microchipados em mais uma etapa do mutirão

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, durante toda a semana passada, os procedimentos cirúrgicos de mais uma etapa do Mutirão de Castração de animais, ocorridos no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga. A ação atendeu, desta vez, 493 cachorros e 377 gatos da região do Jd. Ipiranga e do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, totalizando 870 animais, que também foram microchipados.

O objetivo do Mutirão de Castração é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral.

Além do Jardim Ipiranga e do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, participaram da ação cães e gatos de munícipes residentes nos bairros: Jardim Abatiá, Vila Excelsior, Jardim Itanguá I, Jardim Itanguá II, Parque Manchester, Jardim Santa Bárbara e Jardim São Marcos.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Seção de Proteção e Bem-Estar da Sema, pelo telefone: (15) 3202-8006.

Meio Ambiente – Agência de Notícias