4º Fórum da Inclusão – Empregabilidade apresenta encaminhamentos na área e tem entrega de van adaptada para a Secid

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e de sua Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, mais o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPDMR) realizaram, na manhã desta sexta-feira (29), o 4º Fórum da Inclusão – Empregabilidade.

O evento, que aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, teve a participação, na mesa de honra, do secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião; do responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secid, Jesiel Pontes de Oliveira; do presidente do CMPDMR, Luís Lima; da deputada estadual Maria Lucia Amary; e do vereador José Donizeti, que é líder do Governo na Câmara Municipal.

O evento, gratuito, focou especialmente nas questões relacionadas ao preparo profissional e à busca do primeiro emprego para esse público específico. Foi apresentado, também, o programa “Meu primeiro emprego inclusivo”, do governo estadual e que, em parceria com a municipalidade, oferece suporte e acompanhamento, com vistas a garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Após as falas dos integrantes da mesa, ainda foi feita a entrega simbólica de uma van adaptada para a Secretaria da Cidadania, que será de grande importância no transporte de pessoas com deficiência.

É primordial termos espaços abertos, como este, para discutir as ações do Poder Público nessa área. Mas, no dia a dia, vemos também que muitas pessoas não têm nem mesmo a informação de que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BCP), proporcionado pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). A rede de atendimento do município está atenta a isso e vem buscando disseminar essa orientação à população”, destacou o secretário da Cidadania.

“É muito gratificante perceber que o município está atento às questões de maior relevância, como a que está sendo tratada aqui. E fico feliz em ver que há esse diálogo entre o Executivo e o Legislativo sorocabano com a esfera estadual, uma triangulação que nos permitiu atuar mais uma vez por Sorocaba e encaminhar essa emenda”, acrescentou a deputada Maria Lucia.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Luís Lima, também se manifestou sobre a urgência do debate sobre o tema. “Normalmente, o Fórum é realizado em dezembro, quando temos o Dia da Pessoa com Deficiência. No entanto, estamos há muito tempo sem nos reunir, desde 2019, devido à pandemia. E o lançamento do programa sobre a empregabilidade inclusiva foi uma oportunidade importante para debatermos mais a fundo essa questão”, ele concluiu.

Entre os desdobramentos da implantação do programa, já na tarde desta sexta-feira (29), tem início um treinamento com os funcionários do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para atender, ainda melhor, esse público e, ao mesmo tempo, trabalhar junto às empresas a ampliação das oportunidades de emprego para pessoas com deficiência, além da conscientização sobre a necessidade de integração desses profissionais ao ambiente profissional.


Cidadania – Agência de Notícias