A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e de sua Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, mais o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPDMR) realizaram, na manhã desta sexta-feira (29), o 4º Fórum da Inclusão – Empregabilidade.
O evento, que aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, teve a participação, na mesa de honra, do secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião; do responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secid, Jesiel Pontes de Oliveira; do presidente do CMPDMR, Luís Lima; da deputada estadual Maria Lucia Amary; e do vereador José Donizeti, que é líder do Governo na Câmara Municipal.
O evento, gratuito, focou especialmente nas questões relacionadas ao preparo profissional e à busca do primeiro emprego para esse público específico. Foi apresentado, também, o programa “Meu primeiro emprego inclusivo”, do governo estadual e que, em parceria com a municipalidade, oferece suporte e acompanhamento, com vistas a garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Após as falas dos integrantes da mesa, ainda foi feita a entrega simbólica de uma van adaptada para a Secretaria da Cidadania, que será de grande importância no transporte de pessoas com deficiência.
“É primordial termos espaços abertos, como este, para discutir as ações do Poder Público nessa área. Mas, no dia a dia, vemos também que muitas pessoas não têm nem mesmo a informação de que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BCP), proporcionado pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). A rede de atendimento do município está atenta a isso e vem buscando disseminar essa orientação à população”, destacou o secretário da Cidadania.
“É muito gratificante perceber que o município está atento às questões de maior relevância, como a que está sendo tratada aqui. E fico feliz em ver que há esse diálogo entre o Executivo e o Legislativo sorocabano com a esfera estadual, uma triangulação que nos permitiu atuar mais uma vez por Sorocaba e encaminhar essa emenda”, acrescentou a deputada Maria Lucia.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Luís Lima, também se manifestou sobre a urgência do debate sobre o tema. “Normalmente, o Fórum é realizado em dezembro, quando temos o Dia da Pessoa com Deficiência. No entanto, estamos há muito tempo sem nos reunir, desde 2019, devido à pandemia. E o lançamento do programa sobre a empregabilidade inclusiva foi uma oportunidade importante para debatermos mais a fundo essa questão”, ele concluiu.
Entre os desdobramentos da implantação do programa, já na tarde desta sexta-feira (29), tem início um treinamento com os funcionários do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para atender, ainda melhor, esse público e, ao mesmo tempo, trabalhar junto às empresas a ampliação das oportunidades de emprego para pessoas com deficiência, além da conscientização sobre a necessidade de integração desses profissionais ao ambiente profissional.
Cidadania – Agência de Notícias