Cerca de 45 mil pessoas estão na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), para testemunhar um dos momentos mais emblemáticos da Igreja Católica: a eleição do novo Papa.
Às 17h08 (13h08 no horário de Brasília), a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais eleitores chegaram a um consenso após dois dias de conclave. A multidão, formada por fiéis de diversas partes do mundo, explodiu em aplausos, entre sorrisos e lágrimas. Logo em seguida, os sinos da Basílica de São Pedro tocaram festivamente, confirmando que a Igreja Católica já tem um novo Pontífice: o 267º da história.
Neste momento, cabe ao decano do Colégio dos Cardeais perguntar ao eleito se aceita sua designação como Sumo Pontífice. Caso aceite, ele deverá escolher o nome papal com o qual será conhecido. Em seguida, os demais cardeais prestam juramento de obediência.
O novo Papa será então conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestirá a batina branca papal. Depois disso, será apresentado ao público na sacada central da Basílica de São Pedro, ocasião em que será proclamado ao mundo com as tradicionais palavras em latim: Habemus Papam.
Na eleição anterior, em 2013, o nome do então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio — o Papa Francisco — foi anunciado cerca de 45 minutos após a fumaça branca.
Percorra as imagens na galeria acima.
Leia Também: Novo Papa é eleito após quatro votações no conclave no Vaticano