A cidade de Sorocaba sedia, nesta quinta-feira (25), o 1º Fórum de Turismo Regional da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O evento, que teve início às 9h e prossegue até as 17h, reúne um público de aproximadamente 200 pessoas no Centro de Referência em Educação (CRE), representantes de 40 municípios paulistas, dos quais 24 da RMS.
O evento, que é inédito, tem a proposta de discutir estratégias para a promoção do turismo regional e integrar equipes dos municípios da região, estimulando novos negócios e o desenvolvimento de ações conjuntas nessa área. A realização é da Prefeitura de Sorocaba, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“A união de forças entre os municípios, esse trabalho em conjunto é fundamental para assegurar resultados positivos quanto ao desenvolvimento, cada vez maior, da nossa região. A discussão e a mobilização têm que ser em caráter regional, seja na área turística, como em qualquer outra. Sorocaba está disposta a contribuir nesse sentido e a adesão de mais cidades, atuando juntas, é fundamental para o sucesso de toda que seja a iniciativa”, destacou o prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga, durante a abertura do evento.
O fórum é voltado a secretários e diretores de turismo, membros dos Comtur locais, lideranças da área de turismo em geral, empresários do trade turístico, tais como de meios de hospedagem, atrativos turísticos, alimentação, artesãos, associações, propriedades rurais com potencial turístico, agências e operadoras de viagem, transportadoras turísticas, empresas de eventos e demais comércios e serviços ligados ao segmento.
O gerente regional do Sebrae em Sorocaba, Alexandre Martins, destacou a importância do turismo, como fator de lazer, qualidade de vida, desenvolvimento econômico e de geração de empregos. “O turismo é includente, reunindo diferentes segmentos e a mobilização de todos, seja empresários, sociedade civil, setor público e demais parceiros, em geral, é muito importante, sobretudo para garantir a retomada do crescimento neste momento pós-pandemia. Nesse sentido, o turismo é um dos principais vetores do desenvolvimento regional”, apontou.
O diretor-adjunto da Agência Metropolitana de Sorocaba, Márcio Tomazela, considera a realização do Fórum de Turismo Regional como iniciativa determinante para alavancar ações que beneficiem a RMS, de forma integral. “Precisamos de mais eventos como esse, em que se pode discutir e definir propostas de ações e políticas públicas de turismo. A participação de cada um nesse encontro é mais do que importante e isso precisa ser uma constante”, frisou.
A Sedettur esteve representada no fórum pelo seu diretor de área Fernando Marques, que apresentou os potenciais turísticos de Sorocaba e iniciativas de sucesso realizadas desde o ano passado, sobretudo, para incentivar a realização de eventos em espaços públicos, que favoreçam o turismo e a geração de renda. “Foi preciso modernizar a legislação, a fim de viabilizar parceiras com o setor privado. Desde setembro do ano passado, nesse modelo, temos realizado, em média, dois grandes eventos por mês. A atualização do Planto Diretor de Turismo é outro destaque importante e cujo sucesso pode ser compartilhado com outros municípios, para que sigam no mesmo caminho”, disse.
A programação do 1º Fórum de Turismo Regional da RMS é composta por oito palestras. Cinco delas, no período da manhã: “Ranqueamento estadual das estâncias e MITs: Critérios e importância da iniciativa privada” (Vanilson Fickert, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo); “Tendências do turismo no interior paulista” (Marcela Moro, diretora de Turismo na Prefeitura de Jundiaí); “Promoção turística no meio digital” (Tiago Tomazella, consultor InvestSP e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo); “Os eventos esportivos como estratégia para fortalecimento do turismo local” (Luciana Pepper, Marketing e Patrocínios da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), mais a palestra de fechamento, com o gestor da “Cerveja Livre – Associação das Microcervejarias do Interior do Estado de São Paulo e consultor do Programa Sebrae-SP de Turismo, Luis Bramante.
À tarde, os temas em destaque são: “Caipirismo e tropeirismo: Influência e importância das raízes para o turismo regional” (Celso “Marvadão” Ribeiro, jornalista e publicitário, escritor do livro “Sorocoisas – Manual de Sorocaba para Principiantes”); “Regiões turísticas da RMS: A importância da governança e iniciativa privada” (Aelson Mattos Apolinário, secretário de Cultura e Turismo do Município de São Miguel Arcanjo – Interlocutor da RT Veredas da Mata Atlântica; Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva – Interlocutora da RT Roteiro dos Bandeirantes; Cassiano Sinisgalli, secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer do Município de Tatuí – Interlocutor da RT Raízes do Interior Paulista; Luis Popst, diretor de Turismo de Iperó – Interlocutor da RT História & Aventuras, com mediação de Wilber Rossini, líder do Programa de Articulação Regional Sebrae e FGV); “Case: Município de Brotas e região turística” (Fábio Pontes, secretário de Turismo da Prefeitura de Brotas).
O Centro de Referência em Educação (CRE) fica localizado na Rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira, Zona Leste da cidade.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias