12ª Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba bate recorde de público com mais de 45 mil pessoas

Após dois anos de espera, em razão da pandemia da Covid-19, a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba retornou à programação cultural da cidade, neste sábado e domingo (6 e 7), em sua 12ª edição. Considerado um dos maiores do município, o evento beneficente bateu recorde de público, reunindo mais de 45 mil pessoas, no Parque Kasato Maru, no Campolim. Em 2019, quando foi realizada a última edição, o evento reuniu quase 40 mil pessoas.

Realizada pela Nippon Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, a festa teve como propósito divulgar a cultura nipônica na cidade, além de ser uma importante fonte de renda para as entidades assistenciais beneficentes da cidade. Esta edição, inclusive, teve como tema ‘Saikai’, que significa reencontro, para simbolizar o importante retorno do evento no calendário sorocabano.

Durante todo o fim de semana, as entidades comercializaram uma grande variedade de itens da gastronomia japonesa, como yakisoba, guiozá, tempurá, temaki, entre outras delícias da culinária tradicional do Japão, além de diversos produtos orientais. As famílias de Sorocaba e região que prestigiaram o evento ainda puderam conferir, gratuitamente, diferentes apresentações artísticas, incluindo shows musicais, taikô (instrumento de percussão japonês), danças típicas e outras atrações.

A abertura oficial, realizada na noite de sábado (6), contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner; da secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; mais os vereadores Luís Santos, 1º vice-presidente da Câmara Municipal, e Fábio Simoa. Como responsáveis pelo evento e grandes incentivadores da cultura oriental no município, igualmente prestigiaram o ato o presidente da Nippon Sorocaba, Sérgio Mori; o presidente União Cultural e Esportiva da Sudoeste (UCES), Silvio Furukawa; o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Yamauchi, e a representante da Itiban Empregos no Japão, Júlia Aoyama, além de patrocinadores e apoiadores da festa.

Já, no primeiro dia, a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba surpreendeu com a presença numerosa do público, reafirmando o seu papel tão importante na cidade. “É uma alegria poder retornar com esta festa incrível, com uma estreia emocionante, depois de tanto tempo aguardando esse reencontro. A cultura oriental tem uma presença significativa em nosso município e nosso trabalho é dar todo o suporte para fomentar esses costumes tão valiosos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

“Contamos com aproximadamente 400 voluntários, que colaboram para a realização deste momento tão importante para a nossa cultura. A participação expressiva da comunidade nos incentiva cada dia mais. Divulgar nossos costumes e culinária traz um enorme prazer e satisfação”, declarou o presidente da Nippon Sorocaba, Sérgio Mori.

Já, Júlia Aoyama, da Itiban Empregos no Japão, reforçou os benefícios do evento às entidades beneficentes de Sorocaba. “Todos que vieram, além de saborear nossa deliciosa culinária, puderam aprender e conhecer a respeito da cultura japonesa, que tanto buscamos preservar. Ao mesmo tempo em que estamos celebrando, podemos ajudar as entidades que realizam trabalhos relevantes importantes para a cidade”, afirmou.

O Parque Kasato Maru, inaugurado em 2008, é aberto ao público e está localizado no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz. O projeto do espaço foi executado em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, com projetos arquitetônico e paisagístico que trazem elementos presentes na cultura e tradição do Japão.


Read More